O projeto de Inclusão pela Arte é dinamizado pelas docentes de Educação Especial da Escola de Porto Salvo em articulação com as(os) Professoras(es) titulares de turma, Terapeutas, Professora Bibliotecária e Professores de história da Escola Aquilino Ribeiro. 

Pretende desempenhar um papel crucial na educação e no sucesso escolar das crianças da escola inclusiva, oferecendo benefícios que complementam e aprofundam as aprendizagens académicas, os talentos e as necessidades individuais.

Tendo por base a teoria de Platão (subscrita por Herbeart Read), “a Arte deve constituir a base da educação”. As dinâmicas artísticas permitem uma abordagem holística e criativa dos currículos e funcionam como um veículo para o desenvolvimento de competências sociais, emocionais e cognitivas, as quais, são essenciais e transversais a todas as áreas do saber. Além disso, atuam em variadíssimos domínios do desenvolvimento da criança, tais como: Expressão e comunicação, motricidade, cognição e socialização.Tendo por base a teoria de Platão (subscrita por Herbeart Read), “a Arte deve constituir a base da educação”. As dinâmicas artísticas permitem uma abordagem holística e criativa dos currículos e funcionam como um veículo para o desenvolvimento de competências sociais, emocionais e cognitivas, as quais, são essenciais e transversais a todas as áreas do saber. Além disso, atuam em variadíssimos domínios do desenvolvimento da criança, tais como: Expressão e comunicação, motricidade, cognição e socialização.