14 thoughts on “ATENÇÃO: BAR DOS ALUNOS ENCERRADO DAS 13:00 ÀS 14: HORAS

  1. Marisa Leandro says:

    Bom dia, Isso significa que se os alunos quiserem ir comprar alguma coisa ao bar à hora do almoço não podem. é isso? Qual é a lógica?

    • AEAR Comunicacao says:

      Olá Marisa, obrigado pelo seu comentário.
      A lógica é que os alunos não substituam uma refeição completa por outra que, apesar de ser mais ao seu gosto, não é tão equilibrada.
      Uma correta nutrição é fundamental para uma aprendizagem saudável, alguns alunos só têm oportunidade de ter essa refeição na escola, logo, a lógica é que todos tenham acesso a essa refeição e dessa forma contribuir para um crescimento físico e intelectual equilibrado de todos os alunos.
      Bem haja.

      • Marisa Leandro says:

        Compreendo o que quer dizer mas, no entanto, deveria ser possível aos alunos utilizar a sala do bar para poderem pelo menos comer algo que levam de casa. Imagine por exemplo alguém estar de dieta por razões de saúde e não ser de todo aconselhável comer o que está disponível na escola (este é apenas um cenário, pois já aconteceu). Depois existe todo um outro universo de pessoas alérgicas e com limitações a nível de alimentação.

        Investi em marmitas para que as minhas filhas pudessem por vezes levar comida de casa (refeição equilibrada) quente (uma vez que também já não existem micro ondas onde possam aquecer) e que, neste momento, não sei se terão um local sequer para estar sentadas a comer no interior.

        Compreendo de onde vêm estas diretrizes e qual a finalidade mas penso que por vezes pecarão por excesso.

        É apenas uma opinião.

  2. Paulo says:

    Não sei de quem possa ter sido a ideia, mas quem quer que seja deve ter tido uma infância muito triste…
    Não faz sentido nenhum fecharem o bar só para que os alunos tenham de comer na cantina, até porque muitas vezes a comida da cantina é de fraca qualidade e os alunos são “obrigados” a ir complementar o almoço no bar….

    • AEAR Comunicacao says:

      Olá Paulo, obrigado pelo seu comentário.
      No caso da nossa escola, as refeições servidas são de qualidade. Eu próprio uso com frequência a cantina da escola e posso atestá-lo.
      Esta é uma disposição legal, não é uma diretiva interna do agrupamento. De qualquer forma, não me parece que ter o cuidado que os nossos alunos tenham uma refeição nutritiva e equilibrada seja sinónimo de infância triste… Para alguns dos nossos alunos será mesmo a única oportunidade que têm no dia.
      Quanto ao gosto, ou aos hábitos que os alunos trazem, bem, essa já é uma questão de educação e na escola também temos a obrigação de ensinar isso aos nossos alunos.
      Bem haja.

      • Paulo says:

        Quando eu digo uma infância triste refiro-me ao facto de os alunos nao poderem estar a confraternizar juntos como todos nós fazíamos no nosso tempo.
        Quanto ao gosto ou hábito que trazem de casa gostaria de lhe colocar uma questão: você obriga o seu filho ou filha a comer o que eles não gostam? É porque se o faz, (infelizmente), eu não o faço. As pessoas têm os seus gostos e não são todos iguais, como tal, quando houver um dia que seja algo que o meu filho não gosta ou não pode comer, com o bar fechado vão OBRIGAR-ME a pagar uma refeição fora da escola onde irei pagar pelo menos 4 vexes mais para ele poder almoçar.
        Acredito que para muitos possa ser a única refeição diária, mas por uns não podem pagar os outros.

        • AEAR Comunicacao says:

          Quanto ao espaço de confraternização, o refeitório é um espaço aberto à confraternização, não só entre grupos de alunos da mesma turma, como grupos de alunos de turmas e anos diferentes, como até entre alunos, professores e funcionários.
          Quanto às minhas filhas (hoje com 27 e 30 anos); Sim eduquei-as a comer de tudo e hoje são duas mulheres saudáveis que para além da atividade profissional (exigente), praticam desporto, saem e confraternizam com os amigos, para além de gerirem as suas próprias casas, onde fazem as suas próprias compras, onde incluem tudo o que é necessário para uma refeição equilibrada.
          Sim! Tenho muito orgulho nas minhas filhas e na educação que lhes demos!
          Obrigado.
          PS. Podemos ficar por aqui.

          • Paulo says:

            Eu só perguntei se as OBRIGAVA a comer o que elas nao queriam, nao perguntei o que fez delas ou com elas nem o que elas fazem hoje.
            Podemos ficar por aqui pois concerteza ja reparou que nao tem poder de argumentação nem tão pouco justificação para o que estão a fazer.

          • AEAR Comunicacao says:

            Boa tarde,
            Tentei responder-lhe de forma educada e ilucidativa.
            Caso tenha alguma dúvida ou reclamação agradeço que trate com a direção do agrupamento. O número de telefone é 214228850.
            Obrigado

          • Paulo says:

            E só para que conste, também eu tenh 44 anos tenho uma profissão exigente fisicamente, pratico desporto de competição e comi muitas vezes no bar….e ainda cá estou.

  3. Susana Nunes says:

    Boa tarde.
    Não querendo ser repetitiva, gostaria de saber se é uma questão legal ou uma decisão da escola em fechar o Bar à hora de almoço? É que, sinceramente não vejo o beneficio. Se o motivo que apresentam é criar hábitos saudáveis, então nesse caso, simplesmente não existiria bar. Ou os alunos só consomem “porcarias” à hora de almoço? e ao lanche, já podem? não faz sentido.
    E se realmente prezam pela alimentação saudável dos alunos, então coloquem apenas alimentos saudáveis. Mas permitam que os alunos possam comer na escola, quando for necessário.
    Obrigada.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *