TEACH FOR PORTUGAL NO AGRUPAMENTO AQUILINO RIBEIRO

A Teach for Portugal inicia a sua atividade no nosso agrupamento por um período inicial de dois anos, com duas mentoras a trabalhar connosco tempo completo. Sendo nós o primeiro agrupamento/escola a constituir esta parceria no sul do país, pareceu-nos bem tentar saber um pouco mais sobre o projeto. Maria Fernanda Souza, uma das mentoras destacadas, falou-nos do TEACH FOR PORTUGAL.

O QUE É A TEACH FOR PORTUGAL?

É uma organização portuguesa sem fins lucrativos que pertence à rede internacional Teach For All, uma rede de 56 países e mais de 30 anos de experiência.

Tem como objetivo diminuir a desigualdade educativa e proporcionar às crianças a oportunidade de atingirem o seu máximo potencial, colocando-os num caminho de oportunidades que trará impacto nas suas vidas a curto prazo e nas escolhas que farão para o futuro.

MISSÃO DA TEACH FOR PORTUGAL
Criar um movimento de líderes excecionais, comprometidos com redução da desigualdade educativa e capazes de transformar a realidade dentro e fora da sala de aula.

OS MENTORES TEACH FOR PORTUGAL

Os Mentores Teach For Portugal são contratados pela Teach For Portugal para serem colaboradores de um Agrupamento Escolar durante 2 anos.

Os Mentores TFP são responsáveis por criar, promover e desenvolver atividades pedagógicas e lúdicas, durante e fora do tempo letivo dos alunos com o intuito de trabalhar várias competências, entre as quais: meta cognição e resultados académicos; consciência do eu; gestão emocional; e liderança.

Nas escolas em que são parceiros, os jovens mentores podem colaborar de várias formas: nas atividades em sala de aula; acompanhando alunos de forma mais personalizada; desenvolvendo e contribuindo para projetos; fazendo a ligação aos encarregados de educação e à comunidade e estando atento às necessidades específicas da escola em que são parceiros para poder contribuir da melhor forma.


TEACH FOR PORTUGAL E AGRUPAMENTO AQUILINO RIBEIRO

A Escola Básica e Secundária Aquilino Ribeiro é a primeira escola na região de Lisboa a receber o projeto. Nos anos letivos de 2020 a 2022, a escola conta com duas mentoras da Teach For Portugal, que serão responsáveis por apoiar algumas turmas do 2o ciclo. São elas:

Maria Cordeiro – A Maria estudou Biologia e mais tarde, Gestão Ambiental. Tem trabalhado com gestão de projeto, nomeadamente para a criação e facilitação de relações colaborativas na área da agricultura sustentável. Ao longo do seu percurso envolveu-se com diversos projetos educativos e de cariz social. Para além disso, fez teatro comunitário e canta.

Maria Fernanda Souza – A Fernanda estudou Comunicação Social e hoje está a realizar um mestrado na área da Educação e Literacia Física. É instrutora de yoga e tem experiência em recursos humanos, gestão de projetos e uma intensa vivência internacional. Há anos participa ativamente, de forma voluntária, de organizações de liderança jovem.

Redes Sociais:

Website – www.teachforportugal.org

Facebook – https://www.facebook.com/teachforportugal

Instagram – https://www.instagram.com/teachfportugal/

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *