Comemoração do dia do 112

No âmbito das comemorações do dia europeu do 112, os alunos do 2º ano da Escola de 1º Ciclo Pedro Alvares Cabral foram visitar a central do 112. Como resultado, produziram um texto que transcrevemos aqui na integra:

Comemoração do dia do 112

No dia 11 de fevereiro, os alunos da Escola Pedro Álvares Cabral foram visitar a Central do 112. Neste dia 11/2 comemora-se o Dia Europeu do 112. Comemora-se em vinte e sete países: Portugal, Espanha, França, Países Baixos, Alemanha, Áustria, Itália, Croácia, Eslováquia, Eslovénia, Hungria, Suécia, Finlândia, Estónia, Letónia, Lituânia, Polónia, Luxemburgo, Roménia, Malta, Grécia, Dinamarca, Bélgica, Chéquia, Chipre, Bulgária e Irlanda.

Na Central do 112 falámos sobre quando se deve ligar para o 112: só quando há uma emergência. Todos os dias o 112 recebe entre 20.000 e 25.000 chamadas. Nós tivemos a oportunidade única de ver a Central do 112 enquanto funcionava. Havia um ecrã muito grande com os códigos das ocorrências. Nesse ecrã víamos se havia viaturas a caminho para ajudar ou se já tinham chegado. As chamadas telefónicas eram atendidas por guardas da G.N.R.

Quando saímos da Central do 112 fomos ver as viaturas da Polícia de Segurança Pública. Foi incrível ver o comando do carro da Polícia: mudava o som da sirene e as luzes. O carro da Polícia não é igual aos carros que nós temos.

Depois fomos ver por dentro um carro dos Bombeiros. Era o carro das comunicações. É uma viatura muito importante porque vê onde estão os incêndios e depois envia ajuda. O carro que vimos esteve no incêndio de Pedrógão Grande durante 2 semanas.

Depois fomos ver um camião dos Bombeiros Voluntários de Barcarena. Ouvimos a sirene, vimos os instrumentos que os bombeiros usam para combater os incêndios.

Depois fomos polícias por algum tempo. Uns meninos vestiram a camisola da P.S.P. e puseram o boné. Os meninos polícias tomavam conta do trânsito. Havia sinais de STOP, de passadeira, de rotunda, de sentido obrigatório e de sentido proibido. Os outros alunos eram condutores dos carros. Tinham de respeitar os sinais e os polícias.

Obrigado 112, P.S.P. e Bombeiros Voluntários de Barcarena pela oportunidade única!

One thought on “Comemoração do dia do 112

  1. Ana Fermoselle says:

    Excelente experiência para os nossos alunos.
    Esse é o caminho da educação para a cidadania responsável.
    Obrigada aos colegas e obrigada aos parceiros educativos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *