Projecto E-TIJOLO

Nova vida para resíduos urbanos: Reutilização e Reciclagem de beatas de cigarro

Juan Diego Henriques, engenheiro mecânico no Instituto de Soldadura e Qualidade (ISQ) a funcionar no polo tecnológico Taguspark, vizinho à Escola, veio na manhã de 8 Novembro apresentar aos alunos do Secundário do Curso de Ciências e Tecnologias o protótipo do E-tijolo, um bloco modular sustentável para construção, criado a partir da reutilização e reciclagem de beatas de cigarro.

Foi explicado aos presentes que este é um projecto inovador que integra na composição dos tijolos tradicionais as beatas de cigarros, com vantagens para a construção e para o ambiente:

– é um produto mais leve

– com melhores propriedades de isolamento

– com redução do consumo de energia necessária para a sua produção

– permite construções mais sustentáveis

– e municípios mais verdes

Uma parceria Núcleo da UNESCO e ECO-ESCOLAS

Sessão de Contos com Edite Gil

A Biblioteca da Escola Aquilino Ribeiro tem o prazer de convidar toda a comunidade escolar a participar de uma sessão de contos dinamizada pela contadora de histórias, jogral e poeta, Edite Gil a realizar no espaço da biblioteca, dia 22 de Novembro, pelas 21:30.

Natural de Lisboa, mas com profundas raízes no Alentejo e infância em África, Edite Gil é projectista, poeta e contadora de histórias – recebeu do seu avô o gosto pelo conto tradicional oral – participa ainda em grupos de poesia e orienta grupos de jovens na arte de dizer.

Pelo conto, diz: “É às memórias do sangue, que acorro para recontar o que ouvia e, não sei se por encanto ou por magia, revejo os meus avós em cada conto, os seus olhares, seus trejeitos, seus gestos, sorrisos e suas vozes… Regresso aos colos, e sou feliz quando conto…”

Venha ouvir e participar desta felicidade

Por uma questão de gestão do espaço agradeço a reserva para o mail – biblioteca@aearibeiro.edu.pt – com a indicação de quantos participantes o acompanharão.

Já somos uma “Escola Electrão”!!!

A “Escola Electrão” é um projecto do Electrão, lançado pela primeira vez no ano lectivo de 2008/2009. O objectivo é sensibilizar e envolver professores, alunos, funcionários, pais e comunidade em geral, no esforço da reciclagem, com a recolha de equipamentos eléctricos e pilhas usadas.

Para além de contribuírem para a protecção do ambiente, as escolas que mais recolherem recebem prémios.

Vamos dar nota máxima à reciclagem!