AEAR – Escola Básica e Secundária Aquilino Ribeiro, Porto Salvo, na Sede da UNESCO Paris, 27 a 30 Abril 2019

Representacao do AEAR frente à sede da unesco

Missão cumprida!

Os nossos treze jovens embaixadores do 8º ano visitaram a sede da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), em Paris, França, no passado dia 29 de Abril, durante uma estadia de quatro dias na “Cidade Luz”. Foi o culminar do Projecto Atlântico “Building Bridges Learning Citizenship” (Construindo Pontes Aprendendo Cidadania) de Educação para a Cidadania, para o Desenvolvimento e Paz Sustentáveis.

O grupo de estudantes, acompanhado de quatro professoras e um encarregado de educação, foi recebido pela Senhora Assistente para a Educação da Direcção-Geral da UNESCO, Stefania Giannini, pela Senhora Coordenadora Internacional das Escolas Associadas da UNESCO, Sabine Detzel e pela Senhora Adida da Delegação Permanente de Portugal na UNESCO, Teresa Salado, sem esquecer a visita prévia ao edifício e obras de arte guiada pela estudante universitária estagiária na UNESCO Rayehane Djedje.

No encontro, falou-se em inglês, francês, espanhol, crioulo de Cabo Verde, um pouco de italiano e em português, língua que queremos oficial também nesta organização mundial. Os jovens apresentaram os resultados do Projecto Atlântico e expuseram as suas reflexões e propostas de solução para os desafios do futuro no quadro dos 17 Objectivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030. Entregaram no fim a Carta de Intenções que subscreveram e pretendem pôr em prática a partir de sua escola e lembranças da escola e do município.

Este encontro foi possível graças à colaboração entre a Escola e a Comissão Nacional da UNESCO, tendo sido a viagem co-financiada por pais, encarregados de educação e Câmara Municipal de Oeiras.

É claro que, como atestam as fotografias, não podiam deixar de ser visitados os locais- património cultural da cidade e fruir de um pouco de diversão!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *