“Era uma vez … Brasil” na Aquilino Ribeiro

Projecto "Era Uma Vez ... Brasil"

No próximo dia 26 de Novembro, o nosso agrupamento vai receber na escola sede, um grupo de alunos e professores brasileiros, participantes no projeto “Era Uma Vez … Brasil”.

O projeto “Era uma vez … Brasil” é um programa do governo federal brasileiro. Destina-se a professores e alunos da rede pública de ensino no Brasil. O projeto de arte e educação decorre anualmente entre março e dezembro e desenrola-se em três etapas; a primeira etapa é formação de professores, seguida de um “campus” para alunos e por fim uma viagem a Portugal.

Este ano o tema abordado foi o ensino da História com alunos do 8º ano e na fase final foram apurados 63 dos melhores alunos para a viagem a Portugal. Sendo os alunos dos seguintes estados/cidades: São Paulo (cidades: Araraquara, Rincão, Gavião Peixoto, Ribeirão Preto, São Simão, Lençóis Paulista e Macatuba) Pernambuco (Belo Jardim) e Bahia (Salvador e Mata de São João).

ERA UMA VEZ … EM PORMENOR

A primeira fase, este ano, teve início com a qualificação dos professores e posterior provocação dos alunos. A qualificação dos professores de História foi feita em seis encontros onde foram abordadas novas formas de ensino da disciplina. Após esta qualificação, foi proposto aos alunos, o desenvolvimento de diferentes atividades de pesquisa e leitura. No final, os alunos elaboraram vários tipos de trabalhos que nos vão apresentar.

Era Uma Vez ... Brasil | Bem vindos ao Campus. Fotografia reterida da web.
Era Uma Vez … Brasil | Bem vindos ao Campus. Fotografia retirada da web.

A segunda etapa do projeto desenrolou-se nas férias de inverno (julho) e era constituída por um Campus de Arte e Educação. Aqui, os alunos foram convidados a imergir nas diferentes linguagens artísticas, participando em oficinas de teatro, música, capoeira e audiovisual.

Dos alunos participantes nesta fase, foram selecionados os melhores. A avaliação dos alunos foi feita durante o período de permanência no Campus e teve por base três grandes vetores: 1 – Envolvimento nas atividades do Campus; 2 – Comportamento e convivência em grupo; 3 – Relação com o meio ambiente. Para as diferentes cidades existem diferentes rácios de alunos que passaram à 3ª e última fase: “Era uma vez … Intercâmbio”.

ERA UMA VEZ … INTERCÂMBIO

A terceira fase do projeto traz agora os alunos e professores escolhidos, a Lisboa por um período de 10 dias. Nesses dias, os participantes vão conhecer o património histórico-cultural de Portugal e conviver com colegas da mesma faixa etária das escolas portuguesas, com o objetivo de mostrar o trabalho efetuado, receber “feedback” e trocar impressões sobre o ensino da história do Brasil/Portugal.

O Projeto Terra Colorida de Educação Intercultural do agrupamento, foi contactado pelo responsável brasileiro, propondo uma visita à nossa escola para um contacto direto com alunos do 8º ano. Dada a originalidade do projeto e as oportunidades que cria, a proposta foi irrecusável, havendo, no entanto, ajustes de logística. Foi feito o repto ao Agrupamento de São Bruno, nossos vizinhos, que amavelmente aceitaram participar, recebendo metade dos alunos e elaborando um programa similar na mesmo tarde. Julgamos que este “primeiro intercâmbio” luso-brasileiro, será uma excelente oportunidade para inaugurar o nosso Selo de Escola Intercultural, atribuído este ano pela Direção Geral de Educação.

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *